NOSSA HISTÓRIA.

A AB TELECOM foi fundada em 1947, depois do término da Segunda Guerra Mundial. O Brasil estava saindo do longo período de Getúlio Vargas, vivíamos um clima de expectativa favorável a novos tempos com a liberdade. Havia esperanças de progresso para cada pessoa. O Parque Industrial tinha tido uma fase de desenvolvimento para atender as necessidades da guerra; havia euforia em todos os setores. Tudo prometia um salto na economia do país. Novas tecnologias tinham sido introduzidas ou desenvolvidas e o Brasil acordava para um despertar auspicioso.

Na época, as comunicações ainda eram um ramo dos transportes. Só o que havia, na realidade, era a Telefonia precária e Radiodifusão. Mas, já havia um núcleo de homens que acreditavam no progresso e na importância das comunicações e esses pioneiros sentiram a necessidade de criar uma entidade para reunir, debater e trocar informações e poder se manter atualizadas com as novas conquistas no setor. Foi criada, assim, a Associação Brasileira de Telecomunicações.

A Telecom, em seus estatutos originais determinava, no seu artigo 4, que “a finalidade da Associação é de cultivar e desenvolver as relações de caráter Social, Científico e Educacional, no ramo das telecomunicações”, podendo, para esse efeito, estimular a fundação, em outras localidades, de sociedades congêneres com vida autônoma.

Nosso patrono é o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), cujo aniversário, a 5 de maio, comemora-se o dia das comunicações no Brasil e a data, coincide com a fundação da Telecom.