Anatel participa da NAB Show 2025
A delegação da Anatel, chefiada pelo conselheiro substituto Vinicius Caram, participou da NAB Show 2025. Na feira, promovida de 5 a 9 de abril em Las Vegas (EUA) pela Associação Nacional de Radiodifusores norte-americanos (National Association of Broadcasters), a Anatel teve, como principal foco, conhecer as tecnologias e equipamentos disponíveis para a implantação da TV 3.0. Esta tecnologia pretende somar a transmissão de conteúdo, realizada pela radiodifusão, à interatividade, integrando o aparelho com a banda larga do telespectador. A NAB Show é um dos principais eventos de radiodifusão do mundo.
Caram relatou o novo Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências (PDFF), que atribuiu a faixa de 300 MHz à radiodifusão, possibilitando a adoção da TV 3.0 no Brasil. O PDFF, com a aprovação do Conselho Diretor da agência reguladora, tornou-se a Resolução nº 772, de 16 de janeiro de 2025.
O ATSC 3.0, um dos padrões disponíveis para a TV 3.0, mostra-se bastante promissor, oferecendo áudio e vídeo de alta qualidade e garantindo o uso eficiente do espectro. No entanto, o grande diferencial desse padrão é a interação entre consumidores e conteúdo, permitindo comentários, compartilhamentos e discussões em tempo real, inclusive nas redes sociais. Isso proporciona um espaço para o engajamento e a participação ativa, além de possibilitar novos modelos de negócio.
O corpo técnico da Agência visitou, ainda, uma emissora de TV norte-americana onde está sendo implementado o ATSC 3.0. A estação, que entrará em operação em junho, é um modelo de caso a ser acompanhado também pelos reguladores brasileiros.
SET:30 – A delegação brasileira também participou do SET:30, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) na NAB Show 2025. Assim como na feira principal, o destaque deste ano no SET:30 também foi a TV 3.0, com a apresentação de um protótipo de decodificador para utilização do padrão nos domicílios. O SET:30 é um espaço dedicado à troca de conhecimentos e experiências entre profissionais brasileiros e internacionais, abordando temas relevantes ao desenvolvimento da radiodifusão no Brasil.
AERP DAY – A agenda da delegação também incluiu a participação em outro evento paralelo voltado ao público brasileiro realizado no espaço da NAB Show 2025, o AERP DAY, promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP).
Na visita, o conselheiro do órgão regulador brasileiro enfatizou a necessidade de desenvolvimento de modelos como a TV 3.0, para promover uma melhor experiência ao público, com impacto positivo também na rentabilidade da radiodifusão nacional.
O AERP DAY é considerado uma plataforma importante para discutir os desafios e oportunidades do setor de radiodifusão brasileiro, com foco nas necessidades e demandas das emissoras regionais, em face das novidades internacionais.
Segurança Cibernética – A Anatel, que também foi representada pela superintendente de Fiscalização, Gesiléa Teles, participou, no NAB Show, do Content Delivery & Security Association (CDSA). No painel “Exploring the Brazilian Experience in Combating Audiovisual Piracy”, a superintendente apresentou as ações cibernéticas que a agência reguladora tem empreendido no Laboratório Antipirataria em relação às TV Boxes não certificadas, e a importância das parcerias público-privadas para a obtenção de bons resultados.
A participação da Anatel na NAB Show 2025, no SET:30, no AERP DAY e no CDSA reflete o compromisso da agência reguladora brasileira em se manter na vanguarda das inovações tecnológicas e em promover um ambiente regulatório que favoreça o desenvolvimento sustentável do setor de radiodifusão no Brasil.
Fonte: ANATEL