Satélites, APIs e IA: as tendências em telecomunicações para 2024
APIs Abertas
A consultoria destaca que nos últimos 12 meses, o custo do SMS aumentou consideravelmente, variando entre 50% e 500% em diversas regiões do mundo. Paralelamente, as APIs abertas estão ganhando crescente importância no cenário das telecomunicações, possibilitando o desenvolvimento de novos serviços e aplicações.
É relevante salientar que o uso de APIs abertas é uma prioridade para a GSMA, a associação global de operadoras, que recentemente anunciou os primeiros produtos para o Brasil no âmbito do projeto Open Gateway.
Inteligência Artificial generativa para bots e marketing
Desde o lançamento do ChatGPT como uma ferramenta de uso público em novembro do ano passado, a Inteligência Artificial generativa emergiu como a tecnologia mais discutida globalmente. A consultoria prevê que modelos de linguagem desse tipo se tornarão uma das principais prioridades na indústria de telecomunicações no próximo ano.
De acordo com a Juniper Research, a IA generativa será integrada às operações como uma aplicação capaz de aprimorar o atendimento ao cliente e fornecer resumos de conversas. Além disso, essa tecnologia tem o potencial de transformar a abordagem nas campanhas de marketing, permitindo que empresas direcionem anúncios com base no comportamento do cliente, incluindo o uso de linguagens personalizadas para cada consumidor.
Proliferação de dispositivos compatíveis com iSIM
Segundo a Juniper Research, os chips iSIM (SIM integrado) devem ganhar maior adoção a partir do próximo ano. Esses chips são integrados diretamente ao processador de dispositivos móveis, permitindo que smartphones se conectem à rede móvel sem depender de um SIM físico ou eSIM (chip virtual).
Interoperabilidade entre plataformas
Em setembro, a União Europeia (UE) identificou seis empresas como controladoras de acesso digitais (Google, Meta, Microsoft, Apple, Amazon e TikTok), as quais devem se adequar à Lei dos Mercados Digitais (DMA) até março de 2024. Segundo a Juniper Research, isso terá um impacto significativo na interoperabilidade de terceiros nos ecossistemas das plataformas OTTs.
“A introdução da interoperabilidade terá impactos significativos no mercado mais amplo de mensagens A2P, eliminando as restrições da fragmentação no mercado de mensagens empresariais OTT da UE. Empresas serão capazes de interagir com os consumidores, independentemente do aplicativo de mensagens OTT utilizado,” avalia a consultoria. Especialistas indicam que regulamentações semelhantes à europeia podem ser implementadas em outras partes do mundo, incluindo o Brasil.
Com informações de Telesíntese
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