Anunciado o Prêmio Ramanujan 2020 – Prêmio vai para matemática brasileira
O ICTP concedeu o Prêmio Ramanujan 2020 para Jovens Matemáticos de Países em Desenvolvimento à Carolina Araujo, pesquisadora do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) do Rio de Janeiro, Brasil.
O prêmio é um reconhecimento ao seu trabalho notável na geometria algébrica, em particular na geometria birracional e na teoria dos raios extremos, aos quais deu importantes aplicações, em particular na obtenção de uma caracterização de espaços projetivos e hiperquádricos; por seu trabalho no estudo e classificação de variedades Fano, e seu estudo de folheações algébricas. Araújo também desempenhou um papel fundamental na promoção das mulheres na matemática e na organização de importantes atividades matemáticas.
Araujo é especialista em geometria algébrica, incluindo geometria birracional e folheações. Ela obteve seu PhD em matemática pela Princeton University em 2004. Ela é Simons Associate do ICTP desde 2015, e é a vice-presidente do Committee for Women in Mathematics na International Mathematical Union.
Em 2019 Araujo deu uma palestra no ICTP sobre a história, aplicações e tendências atuais da geometria algébrica.
O ICTP administra o Prêmio Ramanujan em conjunto com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DST, Governo da Índia) e a União Matemática Internacional (IMU).
O prêmio é concedido anualmente a um pesquisador de um país em desenvolvimento que tenha menos de 45 anos de idade em 31 de dezembro do ano do prêmio e que tenha realizado pesquisas de destaque em um país em desenvolvimento. Pesquisadores que trabalham em qualquer ramo das ciências matemáticas são elegíveis.
Fonte: ICTP
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!