,

ABTELECOM presente no FINEP Day

finep day

Nesta segunda feira, dia 25 de março de 2024, a ABTELECOM se fez presente no FINEP Day realizado na FIEMA – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão.

O Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima, Diretor de  Inovação da ABTELECOM, destaca como ponto forte a exigência de parceria entre as empresas e as ICTs para financiamentos da FINEP e ressalta como preocupante o processo de desindustrialização que foi mostrado na apresentação da CNI, conforme vemos na figura 1.

Figura 1- Participação da indústria de transformação no PIB (fonte: Miranda, Zill. CNI Panorama da neoindustrialização brasileira e do estado do Maranhão, 2023.)

Figura 1- Participação da indústria de transformação no PIB (fonte: Miranda, Zill. CNI Panorama da neoindustrialização brasileira e do estado do Maranhão, 2023.)

Os fortes investimentos feitos por países em desenvolvimento em 2019, como a Coreia, com investimentos em PDI de 4,63 do seu PIB e a China, com 2,23% do PIB, demonstram que o Brasil, com limitados 1,21% do PIB, carece de investimentos e prioridade para Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro foi muito importante, e espaço para conversas com o Diretor Técnico do SEBRA/MA Mauro Borralho e sua equipe sobre a necessidade de linhas de financiamento e apoio à inovação para os pequenos provedores de internet.

Figura 2 – Eng. Eletric. José Noleto Oliveira, Gerente de Competividade SEBRAE/MA, Cesar Guimarães gerente de inovação do Sebrae/MA e Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima Diretor de Inovação da ABTELECOM

Figura 2 – Da esq para a direita – Eng. Eletric. José Noleto Oliveira, Gerente de Competividade SEBRAE/MA; Cesar Guimarães, Gerente de Inovação do Sebrae/MA e Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima, Diretor de Inovação da ABTELECOM.

 

Figura 3- Mauro Borralho diretor técnico sebrae/ma e e Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima Diretor de Inovação da ABTELECOM

Figura 3- Mauro Borralho, Diretor Técnico do SEBRAE/MA e o Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *