,

As tendências do CES 2022 sobre as quais todos estaremos falando este ano

robots

Em meio aos sonhos futuristas de robôs, metaverso e transporte autônomo no CES 2022, existem produtos reais chamando seu carrinho de compras.

A CES sempre foi uma janela para ver como será o mundo da tecnologia no futuro. Mas, neste ano, ele também serviu como um microcosmo de nossa vida caótica, confusa e imprevisível hoje.

A feira foi inflexível sobre a realização de uma feira híbrida com forte presença física em 2022. E com as coisas se acalmando depois que a variante delta do COVID-19 surgiu durante o verão, essa parecia ser uma meta realista. Palestrantes principais e grandes empresas se inscreveram, e foi uma das primeiras grandes conferências a voltar para eventos presenciais.

Então o omicron ergueu sua cabeça altamente contagiosa.

Poucas semanas antes do início da conferência, várias empresas desistiram ou desistiram de seus planos de viajar para Las Vegas. O CEO da T-Mobile, Mike Sievert, cancelou totalmente sua palestra. Google, Microsoft, AMD e Intel modificaram seus planos. A maioria dos principais veículos de comunicação optou por cobrir o evento virtualmente. O show parecia estar à beira do colapso.

Então o CES foi um fracasso? Surpreendentemente, não. Uma série de grandes anúncios, desde a primeira TV OLED da Samsung até a Sony lançando seu sistema PlayStation VR 2, deram relevância ao programa. A indústria automotiva tem cada vez mais presença no evento e não decepcionou este ano. E então havia os robôs realistas.

“Foi tão surreal – gostaria de ter visto pessoalmente”, disse a produtora de vídeo da CNET Claire Reilly, após entrevistar Ameca, um robô com expressões faciais humanas.

A Consumer Technology Association, que apresenta o show, disse que o número de participantes acabou crescendo, já que as pequenas e médias empresas ainda enxergam o valor de se encontrarem cara a cara.

“Definitivamente não é o mesmo”, disse Avi Greengart, analista da empresa de pesquisas Techsponential que optou no último minuto por comparecer pessoalmente. “Há menos valor, mas é mais fácil extrair esse valor.”

Aqui está o que aprendemos no CES deste ano.

 

1. O CES não conseguiu superar o COVID-19, mas isso não importava
Dado o padrão de altos e baixos do COVID-19 nos últimos dois anos, não deveria ser uma surpresa que outro pico inoportuno interrompeu tudo. Por conta dessa imprevisibilidade, o CTA partiu desde o início com um modelo híbrido que oferecia a opção de atendimento presencial ou virtual por meio de plataforma digital.

Híbrido é uma realidade com a qual todos estaremos vivendo daqui para frente, com muitas empresas considerando o híbrido como o novo status quo quando (se) as coisas voltarem ao normal. Essa tendência provavelmente se propagará para outras conferências, conforme reavaliamos o valor de participar de uma dessas reuniões.

Uma série de produtos interessantes, de novos laptops da Dell e HP às televisões da Samsung, serviram como um lembrete de que não há substituto para ver e experimentar as coisas pessoalmente. Embora empresas como a Lenovo tenham viajado para Nova York para preparar briefings locais para as primeiras experiências práticas, não há nada que possa substituir um hub central como o CES.

Enquanto o Ameca era cativante durante a videoconferência, imagine o quanto mais impacto teria de perto.

E aqueles que se esforçaram foram recompensados ​​com um CES livre de alguns de seus aborrecimentos mais notórios.

“É muito mais fácil e agradável em alguns aspectos”, disse Greengart. “Eu posso realmente pegar um táxi.”

 

2. Laptops e TVs estão chamando a atenção de novo, e você gostará dos novos
TVs e laptops têm um ritmo circadiano em seus ciclos de lançamento de produtos que há muito está alinhado com a CES. Você pode acertar seus relógios pelo fato de quase todos os grandes fornecedores revelarem seus principais produtos na primeira semana de janeiro.

Enquanto muitas das empresas de TV e computadores planejavam pular a CES deste ano ou desistiram no último minuto por causa da disseminação do Omicron, eles ainda fizeram sua blitz anual de anúncios de produtos para começar o ano.

O principal revisor de TV da CNET, David Katzmaier, resumiu os grandes desenvolvimentos em TVs e o principal revisor de laptop da CNET, Dan Ackerman, escreveu sobre as coisas legais que acontecem em laptops.

Mas vale a pena destacar alguns destaques em cada categoria. A Samsung finalmente revelou uma TV OLED para competir com a melhor qualidade de imagem da LG. A TCL revelou sua maior TV de todos os tempos com um gigante movido a Roku de 98 polegadas. Para não ficar para trás, a LG anunciou seu maior OLED de todos os tempos, com um impressionante equipamento de 97 polegadas. E o projetor de TV Freestyle da Samsung – com sua imagem de 100 polegadas, som de 360 ​​graus e um preço de US $ 900 – foi uma surpresa divertida.

Em computadores, o Dell XPS 13 Plus foi o que mais chamou a atenção, fazendo escolhas de design arrojado para uma das linhas de laptop mais estáveis e confiáveis do mercado. A nova versão apresenta um teclado de ponta a ponta, uma nova versão de uma barra de toque personalizável e um touchpad que percorre toda a extensão da parte inferior do laptop. O laptop ultraleve Elite Dragonfly da HP veio com um novo design elegante. O Asus Zenbook 17 Fold ofereceu um laptop OLED dobrável de 17,3 polegadas. A Lenovo quebrou o molde com seu laptop de tela dupla ThinkBook Plus Gen 3, que vem com uma tela principal ultralarga de 17,3 polegadas com proporção de 21:10 a 120Hz. Ele também possui uma segunda tela versátil de 8 polegadas à direita do teclado que pode ser usada com uma caneta para fazer anotações e realizar muitos outros usos criativos.

3. Telefones e 5G forneceram um CES não oficial substancial
Telefones e serviços sem fio tradicionalmente não desempenham um grande papel na CES, em vez disso, esperam cerca de um mês até a feira MWC. Mas este ano, eles serviram como um enredo secundário concorrendo com os anúncios oficiais do CES.

O maior foi a disputa entre as operadoras sem fio e a Administração Federal de Aviação e Secretário de Transporte, Pete Buttigieg, sobre um pedido da Verizon e da AT&T para atrasar o lançamento de suas redes 5G atualizadas por causa de preocupações com a interferência nos equipamentos dos aviões. O pedido foi feito na véspera do Ano Novo, o que levou as operadoras a rejeitá-lo rapidamente, configurando um possível conflito legal.

Mas os dois lados chegaram a um acordo na segunda-feira, levando a Verizon a fazer um anúncio espalhafatoso sobre as próximas atualizações do 5G (que entrarão no ar após o atraso de duas semanas). A AT&T saiu da CES e manteve-se relativamente calada durante esse período.

Do lado do telefone, o OnePlus fez sucesso ao lançar seu OnePlus 10 Pro na China (bem no meio do dia de mídia da CES). Embora tecnicamente parte da CES, a Samsung optou por liderar a todos com o lançamento de seu Galaxy S21 Fan Edition na noite de segunda-feira.

Mais oficialmente, o TCL 30 V 5G e o TCL XE 5G fizeram sua estreia na CES 2022 e sairão em fevereiro. A HMD Global, startup finlandesa que fabrica aparelhos com a marca Nokia, exibiu cinco novos telefones chegando aos Estados Unidos nos próximos meses. Eles variam do 5G Nokia G400 (US $ 239) ao retro Nokia 2760 flip phone (US $ 79).

Conclusão: não durma com as notícias do celular no início do ano e prepare-se para grandes mudanças em sua experiência sem fio em 2022.

 

 

4. Os óculos inteligentes podem ter um momento iPad em 2022
Quando o iPad foi anunciado em abril de 2010, era um dos segredos mais mal guardados da tecnologia. Antes mesmo de ser lançado, muitas outras empresas de tecnologia anunciaram seus próprios tablets – e depois disso, a debandada só ficou mais lotada.

Os óculos de realidade aumentada podem estar se aproximando de um momento semelhante ao do iPad em 2022, com vazamentos na cadeia de suprimentos ligando a Apple ao lançamento de óculos AR ou um fone de ouvido AR / VR ainda este ano. A competição não pretende ser pega de surpresa. O CES 2022 viu uma onda gigantesca de anúncios AR, realidade virtual e metaverso.

A TCL revelou sua visão para futuros óculos inteligentes AR e seus óculos NXTWear Air, que funcionam como uma tela externa que é o equivalente a assistir a uma TV de 140 polegadas. A Sony exibiu o PlayStation VR 2. O Mojo Vision veio com seu mais recente protótipo para lentes de contato inteligentes. A Qualcomm e a Microsoft disseram ao mundo que farão uma parceria em chips para futuros óculos AR. A Panasonic demonstrou um par de óculos SteamVR de $ 900 com um visual steampunk. E “metaverso” se tornou a palavra da moda mais quente e ridícula no CES 2022, como este maravilhoso tópico do Twitter de @NimaZeighami demonstra.

Espere muito mais entusiasmo em torno dos óculos AR este ano, embora os produtos lançados provavelmente sejam pouco mais do que protótipos desajeitados. Pelo menos eles vão nos dar todas as histórias para entreter os netos em algumas décadas.

 

5. O tsunami EV está prestes a chegar à costa
Embora não houvesse falta de fantasia de futuro distante na categoria automotiva na CES deste ano (olhando para você, Hyundai), as coisas mais emocionantes eram mais tangíveis – coisas como o novo Chevy Silverado EV. A CEO da GM, Mary Barra, estreou a picape totalmente elétrica da empresa, exibindo uma série de sabores diferentes e alguns números impressionantes. Mais impressionante? 400 milhas de alcance com uma carga. Também impressionante? O preço de varejo sugerido pelo fabricante de $ 105.000 que a edição de lançamento terá. Sim, caramba. Versões mais baratas virão, no entanto. E então há o Equinócio elétrico, que começará com apenas $ 30.000.

Enquanto os EVs estavam por toda parte, a autonomia continuou a ser um grande empurrão. Aqui, novamente, a GM estava criando ondas, divulgando suas últimas integrações com a Cruise para um serviço autônomo de recebimento de caronas. Ainda mais interessante foi a conversa sobre o Ultra Cruise, o próximo passo além do Super Cruise. Isto irá oferecer uma condução verdadeiramente sem intervenção, mesmo nas estradas locais. O Cadillac Celestiq será o primeiro a oferecer isso quando chegar em 2023. Isso é só no ano que vem, pessoal. Prepare-se.

“O CES acabou sendo o melhor salão de automóveis em anos”, disse Chris Paukert, editor executivo da CNET Roadshow.

Isso é um envoltório
Embora o CES 2022 tenha se tornado mais um show não convencional em nossa realidade não convencional, ele ainda tinha muitas coisas úteis, interessantes e futurísticas para ler. Havia robôs que deixariam o Exterminador com ciúmes. A BMW exibiu um carro que pode mudar de cor, semelhante à maneira como você muda o papel de parede do seu computador. A máscara facial de alta tecnologia da Razer do ano passado até deu outra chance a ser um purificador de ar usável.

Os corredores principais em Las Vegas estão assustadoramente vazios, e os participantes podem escolher adesivos para anunciar com quanto contato físico eles se sentem confortáveis. Mas o show continuou – com muitas coisas sobre as quais o mundo estará falando ao longo de 2022.

 

Fonte CNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *