,

“Campus Day” em Campina Grande

alexandre-moraes

No próximo dia 4 de dezembro, vai acontecer uma edição do Campus Day, em Campina Grande, Paraíba. O evento será realizado no Centro de Convenções da FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, sendo organizado e promovido, pelo SEBRAE, contando com o apoio do “Ecossistema de Tecnologia e Inovação” da cidade.

O evento internacional Campus Day (um “formato compacto” do tradicional Campus Party) tem como objetivo “reunir e conectar universitários, empreendedores e jornalistas, interessados em tecnologia, inovação, mídias digitais e empreendedorismo”. Oferecendo ainda, oportunidades de desenvolver networking, promover a geração de novos negócios e criação de startups.

O “Campus Day Campina Grande” acontece em um momento especial para a comunidade local de tecnologia e inovação. A cidade, recentemente, foi escolhida pala UNESCO como Cidade Criativa, na Categoria “Artes Midiáticas”.

Campus Day” em Campina Grande (II)

No evento vão acontecer palestras e painéis temáticos, com especialistas locais e nacionais. A abertura será às 9h com o Painel: “Ecossistema de Inovação x Ecossistema Empreendedor”.

Terá também um “Ideiathon” – palavra derivada do termo Hackathon, conhecida competição em que estudantes e profissionais, que estão ligados ao desenvolvimento de software, se reúnem com o objetivo de criar soluções específicas para um desafio proposto – com o tema: “Geração de Renda através de Artes Midiáticas”.

Dentre os painéis que serão apresentados pelas equipes locais, estão: “O Empreendedorismo Universitário inovador como impulsionador científico, tecnológico e econômico”; “Soluções Tecnológicas para a área da Saúde”; “Modelos de Negócios para Startups do Semiárido”; e “Desenvolvimento Tecnológico: Captação e Execução de Projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)”.

Mais informações e inscrições, no endereço https://brasil.campus-party.org/

INCODAY 2021 – Inscrições Abertas

As inscrições para o “INCODAY 2021” já estão abertas. A BraFIP – Associação Brasileira para a Promoção da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Cooperação, promove o INCODAY – International Cooperation Day, edição 2021, nos próximos dias 01 e 02 de dezembro de 2021, na cidade de Goiânia, Goiás.

O evento contará com diversas palestras internacionais, além da apresentação das ideias selecionadas ao longo de 2021, da “Chamada de Ideias BraFIP”.

Confira a programação completa e faça sua inscrição (que é gratuita) no endereço http://tiny.cc/incoday2021

O INCODAY será hibrido, com as opções de participar de forma presencial ou online (pela Internet). A escolha é feita no ato da inscrição. Vale a pena participar!

Falta de Chips

O problema, em nível mundial, da falta de “Chips de silício”, largamente utilizados em computadores, continua afetando as indústrias em todos os países. Particularmente, a indústria automobilística, de computadores, de defesa e de videogames, tem sofrido bastante e tudo indica que só no primeiro trimestre do ano que vem, a situação deve estar resolvida ou pelo menos, minimizada.

Para que essa situação não se repita no futuro (pelo menos na indústria americana), o Governo dos Estados Unidos está “recomendando” que a INTEL Corp (uma das empresas gigantes do segmento de Chips) cancele seu projeto (em andamento) de instalação de uma nova fábrica destes vitais componentes na China, e a instale em território americano.

A “sugestão” do governo é que a INTEL produza os processadores (Chips) “em território estadunidense ou europeu” (em países aliados dos Estados Unidos, a exemplo da Inglaterra e Alemanha).

Outro movimento em sentido semelhante vem do Governo do Japão que tem incentivado a SONY (conhecida empresa japonesa de tecnologia), a instalar uma fabrica de processadores no Japão, em parceria com a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) uma das gigantes do setor e que tem sede em Taiwan.

A ideia é diminuir, bastante, a dependência dos chips produzidos na China e assim, eliminar os riscos de desabastecimento que tem afetado as empresas japonesas nos últimos meses, de forma semelhante às americanas.

Fonte: Paraíba Online

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *