Embratel lança solução com IA para otimizar gestão hospitalar
A Embratel anunciou nesta segunda-feira, 3, o lançamento da solução de inteligência artificial (IA) chamada Smart Health Assistant. O objetivo é otimizar a jornada do atendimento médico. Ou seja, melhorar a gestão hospitalar e cuidados com pacientes a partir da análise e do monitoramento em tempo real dos sinais vitais de pacientes em hospitais, clínicas e à domicílio.
A implementação da ferramenta utiliza como base a infraestrutura tecnológica já existente nos hospitais, sendo compatível com diversos modelos de monitores, dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e ambiente cloud da Embratel.
Como funciona
O novo produto coleta dados como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, temperatura corporal e saturação de oxigênio. Com essas informações, o Smart Health Assistant envia as informações para a nuvem e, assim, a IA é acionada.
A solução utiliza a inteligência artificial para poder realizar todo o acompanhamento do paciente, além de efetuar a medição instantânea a partir da comparação com dados pré-configurados pela equipe médica.
Benefícios
As coletas de dados e análises de informações são apresentadas em dashboard do sistema PAR (Plataforma de Assistência Remota), no qual a solução está baseada. Nele, é emitido alertas em casos de mudanças relevantes dos parâmetros, por exemplo. As avaliações preditivas, por sua vez, em relação à ocupação de leitos e de custos assistenciais são feitas por meio dessa análise. O acesso é realizado a partir de dispositivos distintos, como notebooks, tablets ou smartphones.
O Smart Health Assistant possibilita a diminuição no número de rondas e de tarefas repetitivas para checar o quadro clínico de quem está internado; diminuição nas chances de eventuais infecções hospitalares; redução nos custos adicionais relacionados à falta de leitos ou à má gestão de recursos; e a otimização na gestão dos leitos para reduzir a sobrecarga do sistema de saúde.
As equipes de enfermagem também podem identificar, por meio da tecnologia, os pacientes que estão se recuperando ou não para definir os próximos cuidados de forma imediata.
Fonte: Mobile Time
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