MCTI assina acordo de cooperação com recursos para programa de Open RAN
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) formalizou um acordo de cooperação técnica para executar a primeira fase do Programa Open RAN @Brasil, focado em incentivos para a cadeia de redes de acesso abertas e desagregadas.
O projeto terá R$ 32,4 milhões em recursos orçamentários e será executado ao lado da Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD). O acordo foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 31.
A vigência do programa será de 36 meses (até novembro de 2023). No MCTI, a iniciativa será coordenada pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi). Em agosto, a pasta já havia adiantado que trabalhava no programa de incentivos para a cadeia Open RAN brasileira.
A primeira fase do projeto teria foco em orquestração e software, com avanço para a área de equipamentos previsto em próximas etapas. Vale notar que o Ministério das Comunicações (MCom) também está investindo em projetos de Open RAN e que o Ministério da Economia tem começado a se debruçar sobre o tema.
Fonte: Teletime
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!