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Cidades chinesas começam a adotar o metaverso

Em seus planos de desenvolvimento econômico, cidades chinesas colocam a adoção da tecnologia como meta para indústria, serviços e entretenimento

Cidades chinesas estão incorporando menções ao metaverso em seus planos de economia. Segundo o site Quartz, autoridades de Xangai mencionaram, em dezembro passado, o metaverso em seu plano para indústria de tecnologia, indicando que deve ser aplicado em áreas como serviços públicos, entretenimento e manufatura.

Além de Xangai, a província Zhejiang, sede da gigante do comércio eletrônico Alibaba, também anunciou que focará em tecnologias que vão desde o metaverso até semicondutores avançados.

As cidades chinesas Anhui e Wuhan seguem o mesmo caminho. Ambas anunciaram em seus relatórios de trabalhos de governo anuais que vão trabalhar no desenvolvimento do metaverso. Wuhan pretende acelerar a integração da economia online, incluindo metaverso, big data, computação em nuvem e blockchain, com a economia real.

O Quartz destaca que a adoção do metaverso pelas cidades chinesas ilustra o desejo de autoridades locais de sinalizar para Pequim que estão atualizadas em relação a tecnologias emergentes.

Os governos locais, no entanto, não divulgaram cronogramas nem planos específicos para o metaverso. Mas a menção a ele, diz a matéria, é reflexo do interesse da China na área. Gigantes da tecnologia chinesa, incluindo Tencent e Baidu, também estão entrando no metaverso. O termo está entre os principais memes da China no ano passado.

 

Fonte: Época Negócios

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Incentivos do programa de desenvolvimento de semicondutores valerão até 2026

A partir de hoje, os benefícios do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) valerão até 2026. A prorrogação dos benefícios foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 10.

O programa prevê incentivos fiscais, com redução a zero das alíquotas da Contribuição para o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP); da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), incidente na importação ou na saída do estabelecimento industrial ou equiparado quando a importação ou a aquisição no mercado interno for efetuada por pessoa jurídica beneficiária do Padis.

Dentre os produtos beneficiados pelo programa, estão os insumos e equipamentos dedicados e destinados à fabricação de componentes ou dispositivos eletrônicos semicondutores e fabricados conforme processo produtivo básico estabelecido pelo Ministério da Economia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Mais benefícios

Na tentativa de garantir mais benefícios para os projetos aprovados no Padis, tramita na Câmara dos Deputados o PL 3.042./2021, que prevê a prorrogação dos benefícios do programa até dezembro de 2029. O texto já foi aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara e agora aguarda apreciação do Senado Federal.

Fonte: Teletime

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As tendências do CES 2022 sobre as quais todos estaremos falando este ano

Em meio aos sonhos futuristas de robôs, metaverso e transporte autônomo no CES 2022, existem produtos reais chamando seu carrinho de compras.

A CES sempre foi uma janela para ver como será o mundo da tecnologia no futuro. Mas, neste ano, ele também serviu como um microcosmo de nossa vida caótica, confusa e imprevisível hoje.

A feira foi inflexível sobre a realização de uma feira híbrida com forte presença física em 2022. E com as coisas se acalmando depois que a variante delta do COVID-19 surgiu durante o verão, essa parecia ser uma meta realista. Palestrantes principais e grandes empresas se inscreveram, e foi uma das primeiras grandes conferências a voltar para eventos presenciais.

Então o omicron ergueu sua cabeça altamente contagiosa.

Poucas semanas antes do início da conferência, várias empresas desistiram ou desistiram de seus planos de viajar para Las Vegas. O CEO da T-Mobile, Mike Sievert, cancelou totalmente sua palestra. Google, Microsoft, AMD e Intel modificaram seus planos. A maioria dos principais veículos de comunicação optou por cobrir o evento virtualmente. O show parecia estar à beira do colapso.

Então o CES foi um fracasso? Surpreendentemente, não. Uma série de grandes anúncios, desde a primeira TV OLED da Samsung até a Sony lançando seu sistema PlayStation VR 2, deram relevância ao programa. A indústria automotiva tem cada vez mais presença no evento e não decepcionou este ano. E então havia os robôs realistas.

“Foi tão surreal – gostaria de ter visto pessoalmente”, disse a produtora de vídeo da CNET Claire Reilly, após entrevistar Ameca, um robô com expressões faciais humanas.

A Consumer Technology Association, que apresenta o show, disse que o número de participantes acabou crescendo, já que as pequenas e médias empresas ainda enxergam o valor de se encontrarem cara a cara.

“Definitivamente não é o mesmo”, disse Avi Greengart, analista da empresa de pesquisas Techsponential que optou no último minuto por comparecer pessoalmente. “Há menos valor, mas é mais fácil extrair esse valor.”

Aqui está o que aprendemos no CES deste ano.

 

1. O CES não conseguiu superar o COVID-19, mas isso não importava
Dado o padrão de altos e baixos do COVID-19 nos últimos dois anos, não deveria ser uma surpresa que outro pico inoportuno interrompeu tudo. Por conta dessa imprevisibilidade, o CTA partiu desde o início com um modelo híbrido que oferecia a opção de atendimento presencial ou virtual por meio de plataforma digital.

Híbrido é uma realidade com a qual todos estaremos vivendo daqui para frente, com muitas empresas considerando o híbrido como o novo status quo quando (se) as coisas voltarem ao normal. Essa tendência provavelmente se propagará para outras conferências, conforme reavaliamos o valor de participar de uma dessas reuniões.

Uma série de produtos interessantes, de novos laptops da Dell e HP às televisões da Samsung, serviram como um lembrete de que não há substituto para ver e experimentar as coisas pessoalmente. Embora empresas como a Lenovo tenham viajado para Nova York para preparar briefings locais para as primeiras experiências práticas, não há nada que possa substituir um hub central como o CES.

Enquanto o Ameca era cativante durante a videoconferência, imagine o quanto mais impacto teria de perto.

E aqueles que se esforçaram foram recompensados ​​com um CES livre de alguns de seus aborrecimentos mais notórios.

“É muito mais fácil e agradável em alguns aspectos”, disse Greengart. “Eu posso realmente pegar um táxi.”

 

2. Laptops e TVs estão chamando a atenção de novo, e você gostará dos novos
TVs e laptops têm um ritmo circadiano em seus ciclos de lançamento de produtos que há muito está alinhado com a CES. Você pode acertar seus relógios pelo fato de quase todos os grandes fornecedores revelarem seus principais produtos na primeira semana de janeiro.

Enquanto muitas das empresas de TV e computadores planejavam pular a CES deste ano ou desistiram no último minuto por causa da disseminação do Omicron, eles ainda fizeram sua blitz anual de anúncios de produtos para começar o ano.

O principal revisor de TV da CNET, David Katzmaier, resumiu os grandes desenvolvimentos em TVs e o principal revisor de laptop da CNET, Dan Ackerman, escreveu sobre as coisas legais que acontecem em laptops.

Mas vale a pena destacar alguns destaques em cada categoria. A Samsung finalmente revelou uma TV OLED para competir com a melhor qualidade de imagem da LG. A TCL revelou sua maior TV de todos os tempos com um gigante movido a Roku de 98 polegadas. Para não ficar para trás, a LG anunciou seu maior OLED de todos os tempos, com um impressionante equipamento de 97 polegadas. E o projetor de TV Freestyle da Samsung – com sua imagem de 100 polegadas, som de 360 ​​graus e um preço de US $ 900 – foi uma surpresa divertida.

Em computadores, o Dell XPS 13 Plus foi o que mais chamou a atenção, fazendo escolhas de design arrojado para uma das linhas de laptop mais estáveis e confiáveis do mercado. A nova versão apresenta um teclado de ponta a ponta, uma nova versão de uma barra de toque personalizável e um touchpad que percorre toda a extensão da parte inferior do laptop. O laptop ultraleve Elite Dragonfly da HP veio com um novo design elegante. O Asus Zenbook 17 Fold ofereceu um laptop OLED dobrável de 17,3 polegadas. A Lenovo quebrou o molde com seu laptop de tela dupla ThinkBook Plus Gen 3, que vem com uma tela principal ultralarga de 17,3 polegadas com proporção de 21:10 a 120Hz. Ele também possui uma segunda tela versátil de 8 polegadas à direita do teclado que pode ser usada com uma caneta para fazer anotações e realizar muitos outros usos criativos.

3. Telefones e 5G forneceram um CES não oficial substancial
Telefones e serviços sem fio tradicionalmente não desempenham um grande papel na CES, em vez disso, esperam cerca de um mês até a feira MWC. Mas este ano, eles serviram como um enredo secundário concorrendo com os anúncios oficiais do CES.

O maior foi a disputa entre as operadoras sem fio e a Administração Federal de Aviação e Secretário de Transporte, Pete Buttigieg, sobre um pedido da Verizon e da AT&T para atrasar o lançamento de suas redes 5G atualizadas por causa de preocupações com a interferência nos equipamentos dos aviões. O pedido foi feito na véspera do Ano Novo, o que levou as operadoras a rejeitá-lo rapidamente, configurando um possível conflito legal.

Mas os dois lados chegaram a um acordo na segunda-feira, levando a Verizon a fazer um anúncio espalhafatoso sobre as próximas atualizações do 5G (que entrarão no ar após o atraso de duas semanas). A AT&T saiu da CES e manteve-se relativamente calada durante esse período.

Do lado do telefone, o OnePlus fez sucesso ao lançar seu OnePlus 10 Pro na China (bem no meio do dia de mídia da CES). Embora tecnicamente parte da CES, a Samsung optou por liderar a todos com o lançamento de seu Galaxy S21 Fan Edition na noite de segunda-feira.

Mais oficialmente, o TCL 30 V 5G e o TCL XE 5G fizeram sua estreia na CES 2022 e sairão em fevereiro. A HMD Global, startup finlandesa que fabrica aparelhos com a marca Nokia, exibiu cinco novos telefones chegando aos Estados Unidos nos próximos meses. Eles variam do 5G Nokia G400 (US $ 239) ao retro Nokia 2760 flip phone (US $ 79).

Conclusão: não durma com as notícias do celular no início do ano e prepare-se para grandes mudanças em sua experiência sem fio em 2022.

 

 

4. Os óculos inteligentes podem ter um momento iPad em 2022
Quando o iPad foi anunciado em abril de 2010, era um dos segredos mais mal guardados da tecnologia. Antes mesmo de ser lançado, muitas outras empresas de tecnologia anunciaram seus próprios tablets – e depois disso, a debandada só ficou mais lotada.

Os óculos de realidade aumentada podem estar se aproximando de um momento semelhante ao do iPad em 2022, com vazamentos na cadeia de suprimentos ligando a Apple ao lançamento de óculos AR ou um fone de ouvido AR / VR ainda este ano. A competição não pretende ser pega de surpresa. O CES 2022 viu uma onda gigantesca de anúncios AR, realidade virtual e metaverso.

A TCL revelou sua visão para futuros óculos inteligentes AR e seus óculos NXTWear Air, que funcionam como uma tela externa que é o equivalente a assistir a uma TV de 140 polegadas. A Sony exibiu o PlayStation VR 2. O Mojo Vision veio com seu mais recente protótipo para lentes de contato inteligentes. A Qualcomm e a Microsoft disseram ao mundo que farão uma parceria em chips para futuros óculos AR. A Panasonic demonstrou um par de óculos SteamVR de $ 900 com um visual steampunk. E “metaverso” se tornou a palavra da moda mais quente e ridícula no CES 2022, como este maravilhoso tópico do Twitter de @NimaZeighami demonstra.

Espere muito mais entusiasmo em torno dos óculos AR este ano, embora os produtos lançados provavelmente sejam pouco mais do que protótipos desajeitados. Pelo menos eles vão nos dar todas as histórias para entreter os netos em algumas décadas.

 

5. O tsunami EV está prestes a chegar à costa
Embora não houvesse falta de fantasia de futuro distante na categoria automotiva na CES deste ano (olhando para você, Hyundai), as coisas mais emocionantes eram mais tangíveis – coisas como o novo Chevy Silverado EV. A CEO da GM, Mary Barra, estreou a picape totalmente elétrica da empresa, exibindo uma série de sabores diferentes e alguns números impressionantes. Mais impressionante? 400 milhas de alcance com uma carga. Também impressionante? O preço de varejo sugerido pelo fabricante de $ 105.000 que a edição de lançamento terá. Sim, caramba. Versões mais baratas virão, no entanto. E então há o Equinócio elétrico, que começará com apenas $ 30.000.

Enquanto os EVs estavam por toda parte, a autonomia continuou a ser um grande empurrão. Aqui, novamente, a GM estava criando ondas, divulgando suas últimas integrações com a Cruise para um serviço autônomo de recebimento de caronas. Ainda mais interessante foi a conversa sobre o Ultra Cruise, o próximo passo além do Super Cruise. Isto irá oferecer uma condução verdadeiramente sem intervenção, mesmo nas estradas locais. O Cadillac Celestiq será o primeiro a oferecer isso quando chegar em 2023. Isso é só no ano que vem, pessoal. Prepare-se.

“O CES acabou sendo o melhor salão de automóveis em anos”, disse Chris Paukert, editor executivo da CNET Roadshow.

Isso é um envoltório
Embora o CES 2022 tenha se tornado mais um show não convencional em nossa realidade não convencional, ele ainda tinha muitas coisas úteis, interessantes e futurísticas para ler. Havia robôs que deixariam o Exterminador com ciúmes. A BMW exibiu um carro que pode mudar de cor, semelhante à maneira como você muda o papel de parede do seu computador. A máscara facial de alta tecnologia da Razer do ano passado até deu outra chance a ser um purificador de ar usável.

Os corredores principais em Las Vegas estão assustadoramente vazios, e os participantes podem escolher adesivos para anunciar com quanto contato físico eles se sentem confortáveis. Mas o show continuou – com muitas coisas sobre as quais o mundo estará falando ao longo de 2022.

 

Fonte CNET

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RESIDÊNCIA EM TIC DO SERRATEC

VAGAS ABERTAS ATÉ 19/01 para:

✔️ Infraestrutura de Redes – prioritário para mulheres de Petrópolis e de municípios vizinhos) e

✔️ Desenvolvimento de Software – para quem mora em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal ou cidades próximas.

Conheça o edital para mais detalhes do processo seletivo.

Inscrições e informações: serratec.org/residencia

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Anatel abre chamamento para emissoras de TV que desejarem migrar para banda Ku

A Anatel aprovou o chamamento público, até o próximo dia 24 de janeiro, para “entidades que possuem aplicações que permitam recepção do sinal de televisão aberta e gratuita na banda C satelital manifestem interesse na migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita para a banda Ku”. Na prática, a Anatel quer saber quais as emissoras que estão transmitindo sinais de TV aberta na banda C e que planejem fazer a mudança para a banda Ku, para evitar possíveis problemas de interferências com os sinais dos serviços de 5G na faixa de 3,5 GHz. estão elegíveis as entidades que, na data de 27 de setembro de 2021, transmitiam canais com sinal de TV aberta e gratuita para um satélite com direito de exploração no Brasil.

Segundo a Anatel, “poderão se manifestar, também, para fins de colhimento de dados técnicos do setor pela Agência, as concessionárias de radiodifusão de sons e imagens que não transmitiam canais com sinal de TV aberta e gratuita, passíveis de recepção por meio de antenas parabólicas na banda C satelital pelo público em geral na data de 27 de setembro de 2021, mas que tenham interesse na transmissão do sinal de televisão aberta e gratuita satelital por meio da banda Ku”.

Esse levantamento é importante porque é com base nele que a Anatel saberá quais e como os atuais emissoras farão a migração, o que é uma das condições para a liberação da faixa do 3,5 GHz para o 5G. A EAF (Empresa Administradora da Faixa), ainda a ser criada, terá como missão distribuir kits de recepção para banda Ku junto a cadastrados no Cadastro Único de programas sociais do governo. Esse trabalho deve ser iniciado apenas após esse primeiro levantamento e a definição, por parte das emissoras, de quais serão os novos satélites a serem utilizados para a transmissão dos sinais de TV aberta.

 

Fonte: Teletime

IEEE 2022 Infrastructure, Innovation and Technology Impact Theme

Por Raul Colcher

Amigos, a seguir compartilho minhas respostas às questões formuladas pelo IEEE a seu grupo mundial de Impact Creators. Este ano, a consulta diz respeito à evolução esperada para tecnologias aplicadas à infraestrutura nos próximos anos. O IEEE é a maior organização profissional dedicada ao progresso da tecnologia. Seu grupo de Impact Creators “inspira uma comunidade global a inovar para um futuro melhor. Os Impact Creators compartilham perspectivas sobre engenharia, computação e tecnologia”.

Friends, below I share my answers to the questions posed by IEEE to its worldwide group of Impact Creators. This year, the consultation concerns the expected evolution of technologies applied to infrastructure in the coming years. The IEEE is the largest professional organization dedicated to the advancement of technology. Its group of Impact Creators “inspires a global community to innovate for a better future. Impact Creators share insights on engineering, computing and technology.”

 

IEEE 2022 Infrastructure, Innovation and Technology Impact Theme

IMPACT CREATOR INSIGHTS

 

We appreciate your expert insights for the 2022 IEEE Industry, Innovation and Infrastructure Impact Theme campaign, “Infrastructure in Motion,” which may be included on IEEE Transmitter, shared on social media and with journalists to inform their press coverage.

Technology is helping move infrastructure forward –– literally and figuratively.  

In transportation, technologies are powering autonomous vehicles, EVs and charging stations, drones, electric rail and shipping automation, and the movement of data enables the functionality, secures and strengthens infrastructure. Think IoT and smart buildings, edge computing, 5G, blockchain and supply chain — are all critical to advancing and positively moving our world into the future.

 GLOBAL INFRASTRUCTURE — How are technologies like AI, AR/VR, blockchain, IoT and robotics changing how infrastructure is planned, created or used?  Feel free to address individual technologies and their applications.

RC: Information and communication technologies are revolutionizing infrastructure faster and more deeply. For example, in power generation and distribution, IoT and artificial intelligence can lead to optimizing the use of resources, better quality services at a lower price for consumers, and cleaner energy production. In cities, these technologies have accelerated the mobility revolution, through vehicle interconnection processes (with each other, passengers, and transport routes), incorporation of intelligence in signaling processes and management of urban transport systems. In communications, the digital transformation, instrumented by these technologies, has brought huge gains in quality and economy to networks and services, and the demand for services is also exponentially increasing, through their appropriation in end-user systems (IoT being the most important recent example). In logistical systems, they had a great impact on improving the quality of management, diversifying transport modes (for example drones and autonomous cars in urban parcel delivery), decreasing the time involved in the transport and distribution cycles of products and decreasing costs for producers, distributors, and final consumers.

GLOBAL INFRASTRUCTURE — In your region, what are the biggest infrastructure challenges? How can technology help overcome these challenges?

RC: My work as a consultant has made me travel extensively and I have learned that the most important infrastructure challenges are variable across geography, due to economic, political, social and even climatic conditions and circumstances. For example, in Brazil, a continental country with strong regional development asymmetries, there are serious deficiencies and immaturities in political and regulatory processes, which make it difficult to rationally address some of the more complex infrastructure issues, such as the disorderly growth of cities and the lack of investments in transport resources. Recently, a set of privatization and infrastructure improvement initiatives have been carried out, and the correct use of information and communication technology resources will be very important, to ensure adequate prioritization and efficiency in the allocation and control of the application of limited resources. The 5G program, whose frequencies were recently tendered by the federal government, also represents a move in that direction.

On the other side of the world, Israel, a small country in the Middle East, has achieved technological power status and has one of the most dynamic and successful innovation ecosystems in the world. Recently, I had the opportunity to participate, in Tel-Aviv, in an international conference on technologies for mobility, in which industrial, academic and hundreds of startups initiatives proliferated, in diverse themes, such as autonomous vehicles, applied artificial intelligence, logistics, drones, urban signage, security and much more. This does not prevent complex challenges. Israeli society, irrigated by economic progress, with low levels of unemployment, dumps cars on the roads at increasing rates, and success in managing the pandemic has brought employees back to offices, causing monstrous traffic jams that make people’s lives miserable. Thus, new technologies have, among others, the missions of optimizing and making public transport services attractive and of providing intelligent signaling and accurate information, in real time, to vehicle drivers (human or otherwise), in order to alleviate malfunctions and traffic jams.

GLOBAL INFRASTRUCTURE — How are global forces such as urbanization, COVID-19 and climate change impacting infrastructure? Which technologies can help mitigate these issues and how?

RC: The development and future investments in infrastructure will, among other factors, be strongly conditioned by the dynamics of urbanization processes, the fight against pandemics (current and future) and the confrontation of climate challenges. Accelerated urbanization only became possible and inevitable because technology and innovation allowed for increased productivity in the countryside, reduced the need for labor while enabling increasing volumes of food production, and triggered the massive migration of agricultural populations to cities. As usual with the big disruptive scientific-technological waves, the accelerated and disordered urbanization created enormous problems, which science itself and the information and communication technologies are now called upon to solve or alleviate. In the case of COVID-19, there were abrupt changes of state in key variables of human development and behavior, such as labor relations, interpersonal communication, processes and markets for leisure, tourism and entertainment, and, of course, systems of prevention and health treatment. Here, technology is creating opportunities for products and services for management, prevention, prediction and early detection of risk situations for contagion and spread, accelerated development of vaccines and drugs in general. Finally, in the case of the big issue of climate change, emerging science and technologies tend to become dominant in the development of solutions, involving the growing use of clean energy, fuels from renewable sources, electrification of the vehicle fleet, increased efficiency traffic and logistics systems, increasing use of sensors and actuators in systems for preventing, detecting and correcting adverse weather conditions. In all these cases and in many others, the global challenge is the development and massive diffusion of highly efficient and reasonably priced infrastructures that allow solving or mitigating specific challenges, while systematically collecting and processing data, through algorithms that will allow the progressive improvement of solutions and the early treatment of exceptional conditions.

EVs and INFRASTRUCTURE — For the era of electric vehicles, what infrastructure upgrades/changes need to take place? How will the technology powering this infrastructure work and what are the benefits to society?

RC: The development and progressive diffusion of electric vehicles holds the promise of more efficient transport systems and less air pollution in cities and roads. For this to occur massively, the relative cost of vehicles needs to decrease, batteries need to become more efficient and their charge times lower. New materials and construction processes will be at the base of this evolution. However, it should be noted that for there to be a net global reduction in pollution with electrification, it is necessary that the processes of generation, transmission and distribution of electricity are, in turn, clean, without which there would be merely a geographic transposition of the pollutants. In countries like Brazil, where the energy matrix is primarily based on hydroelectric generation, this may be a reasonably treatable problem, but in others it can be extremely complex and demand, in turn, new product and process technologies to radically change the energy production infrastructure.

DRONES — What are current uses of drone technologies and what could improve how they are being used? What infrastructure needs to be in place for aerial drone delivery to be ubiquitous?

RC: The technology of unmanned aerial vehicles has progressed enormously in recent years, and this has allowed drones to cease being toys and quickly become essential and disruptive instruments in various application areas, as they become more controllable, flexible, safe, and capable of withstand increasing weights of loads. For example, they have become a tool of choice in logistics systems for delivering packages to consumers. Equipped with photographic and video equipment, they have been used to recognize patterns, identify people via facial recognition, supervise and warn of exception conditions in urban security systems, monitor industrial installations and pipeline networks. Equipped with different types of sensors, they make it possible to systematically collect data in IoT applications and feed algorithms into artificial intelligence solutions. Equipped with sophisticated weapons, supervision, and remote management devices, they have become an important element in military systems. More recently, its use as an autonomous vehicle for personal transport over short distances has been experimented, which could cause a real revolution in urban mobility systems.

Naturally, like many of the emerging technological tools, the more widespread use of drones in high-potential civil applications still depends on some improvements and developments, not only technological, but also in terms of security and privacy, regulatory and ethical aspects in general, in view of the threats they may pose, for example when used by terrorists or for social control by non-democratic governments.

SUPPLY CHAIN — How can technology help mitigate infrastructure issues tied to supply chain problems? Please specify the technologies, how they may work and specific supply chain issues they could address.

RC: Some examples of emerging technical solutions to logistical problems were addressed in previous answers (improvement of mobility conditions, drones, IoT and artificial intelligence applications, etc.). Overall, from pioneering EDI systems, inventory management, real-time electronic data collection and ECR, the current wave of digitization of supply chain platforms, which incorporates IoT solutions, cloud computing, artificial intelligence and blockchain, have brought to global supply networks greater efficiency, reliability and resiliency with lower costs and risks.

CONSUMER BENEFITS — How will technology-enhanced infrastructure create new or improved consumer experiences? Today and in the next five years?

RC: Emerging technologies applicable to infrastructure improvement have the potential to positively impact the consumer experience basically through gains in quality, flexibility and efficiency transmitted to current products and services that use it, and also through the introduction of new products and services, previously technically or economically unfeasible. As an example of the first case, I would cite the aforementioned evolution of logistic systems, based on cloud computing, IoT, artificial intelligence and blockchain, which has substantially improved the product acquisition experience, with shorter procurement cycles and lower costs. As for the second case, the examples are many, in practically any sector. I would cite, as an illustration, two of them that have the potential to intensify their impact in the coming years:

i) the progressive development, implementation and dissemination of intelligent energy distribution networks (smart grid), which, in addition to improving and making contracting by customers more flexible, also allow for cogeneration by them, returning unused surplus generated to the grid, with benefits for all related parties

ii) The massive dissemination of 5th generation mobile networks with their functionalities and improvements (in speed, latency, etc.), which will enable new applications of advanced technology (such as the management of autonomous vehicles, remote surgeries, more powerful aerospace and defense solutions, etc.)

INFRASTRUCTURE AND SPORTING EVENTS — The world’s largest stadiums hold hundreds of thousands of spectators, more than some cities. How is technology used in stadiums, particularly AI, AR/VR, blockchain, IoT and robotics?

RC: Sports stadiums, as well as other facilities designed to receive large audiences and large events, have been subject to major overhauls in their projects, as well as in the infrastructure used for their operation, starting to incorporate emerging technologies such as those mentioned, to improve the quality of experience and increase the safety of spectators. Recently, their use and management have suffered, all over the world, and intensely, from the impact of COVID-19, in the form of restrictions and limitations on the holding of events with large audiences. With the recent development of specialized sensors capable of detecting and alerting risks related to the presence of viruses and other infectious agents in the environment, it is foreseeable that specialized IoT networks and systems with artificial intelligence algorithms will be implemented as part of the stadium infrastructure.

INFRASTRUCTURE AND SPORTING EVENTS — The high concentration of people at major sporting events presents special communications challenges. How do large stadiums manage the amount of data fans are generating?

RC: As part of the initiatives and investments aimed at satisfying spectators with their experience in major events, the stadiums strive to develop new and better communication, information and interaction mechanisms. This includes support services and security management, from guidance to access the venue, entrance and exit from the facility, seat identification, information and statistics on tournaments and athletes, visualization of important moves in high resolution, communication and interaction with the fans, purchase of products, food, etc. For all this to be possible with a high concentration of people, new telecommunications resources, in public and proprietary networks, must be made available. In the coming years, it is foreseeable that the experience will be enriched with the availability of virtual and augmented reality mechanisms, capable, for example, of bringing spectators into the playing field in an ultra-realistic way. Naturally, this poses new challenges regarding the massive availability of broadband access in confined environments.

INFRASTRUCTURE IN SPACE — Humans have only been exploring space for a single generation. But now we optimize it for technologies like GPS, communications satellites, weather data.  Is the pace of technological change surprising to you? In what ways? Why not?

RC: The explosive pace of the introduction of new technological solutions in people’s daily lives makes us a little numb and insensitive to the true miracles that happen daily in our sight. In the specific case of space infrastructure, we started to use real-time geolocation for our movements in cities and on roads, as if it had never been different. We read news about communications satellite constellations and commercial space travel as if nothing surprising was happening. Personally, I am somewhat bothered by the lack of information to the public about the serious and complex economic, social, ethical, political, and regulatory challenges posed by these new technologies. The history of science and technology teaches us that with each generation of new technologies, born to solve specific problems, new problems are created, which the next generation will seek to address, and so on. But for this to happen, societies need to be aware of the risks and difficulties that inevitably accompany the scientific-technological revolution.

INFRASTRUCTURE IN SPACE — How imminent are space-based solar arrays for electricity generation on earth? What needs to happen to make this possible?

RC: Although these ideas have been aired for more than half a century, as far as I am informed, there is no forecast for an immediate launch of space platforms for solar electricity generation, although there are R&D programs underway, mainly in China, Japan, Russia, India, United Kingdom and United States. In theory, it would be possible to create such a system at geosynchronous orbit or perhaps at a suitable Lagrangian point that would be capable of beaming clean energy to Earth. This energy would be sent down using a suitable radio frequency or laser transmissions that could then be converted to electrical power using diodes placed within dipole antenna receivers. The Chinese program, probably the most advanced, plans to launch some small-scale experimental facilities in the next few years, but with a commercial energy production horizon no earlier than 2030. Some difficulties are related to the limitations of launch resources currently available, the cost of implementation, the inefficiency of current mechanisms for wireless power transmission over long distances, and the current resource limitations of the ground segments and distribution networks.

INFRASTRUCTURE IN SPACE — What types of infrastructure might be needed to further commercialize space? To encourage more space exploration (non-terrestrial services)?

RC: Apparently, the first steps of private commercial exploration of space have already been taken and its intensification is imminent. Last year, for the first time, human beings went into space in a vehicle not designed or built by governments, and there is evidence of intensifying private competition for industry leadership. So far, most of the revenues from commercial space exploration relate to goods and services produced in space for use on Earth (satellite telecommunications, internet infrastructure, geo-referencing services, satellite launch services, military systems, etc.), but there are signs that there will be, in a few years, the explosion of a new space economy, based on products and services produced and consumed outside the Earth (space tourism, mining on the moon, new materials, establishment of human settlements, support services, consumables designed to operate in a zero gravity environment, etc.). For this to happen, it will probably be necessary to create a new institutional and regulatory framework, which will enable and encourage the necessary investments, given the risks to be faced, especially in the initial phase. A consensual international legal framework will probably have to be negotiated, deepening the first steps already taken, through the Artemis accords, celebrated between nine countries, which established general principles for the exploration of the Moon, Mars and asteroids (but which, significantly, were not signed by Russia or China).

DIGITAL TRANSFORMATION OF CURRENT INFRASTRUCTURE (IoT, sensors, AI, 5G integration into roads, bridges, dams, bridges, ports) — How are digital technologies changing the way people use traditional infrastructure and what can these technologies help advance?

RC: The previous answers exemplify cases of appropriation of emerging digital technologies to change the way we use different types of infrastructure, but I will use this question to mention a few others: intelligent roads, capable of interacting with connected vehicles and their drivers (human or not) should become the rule in a few years. The current electronic toll systems, signaling, security, emergency response, weather information, traffic conditions and points of interest, and much of what we now group under the generic name of “intelligent transportation systems” will be greatly enhanced, making it become more flexible and ergonomic. In the case of dams, the dramatic accidents with human losses that occurred with some of them in the recent past will probably lead to reengineering their construction and operational processes, starting to incorporate technologies to prevent and warn of future occurrences. For example, sensors coupled to IoT networks and systems, and artificial intelligence algorithms to continuously monitor waste accumulation and warn of landslide hazards. In the case of seaports, the technology is already rapidly penetrating and changing a variety of systems, such as navigability monitoring, service logistics and unloading of cargo and people, testing of crew, passengers, and cargo with regard to infectious agents, interaction with customs and government systems in general.

DIGITAL TRANSFORMATION OF CURRENT INFRASTRUCTURE (Iot, sensors, AI, 5G integration into roads, bridges, dams, bridges, ports) — What societal needs are driving the push for digital transformation of infrastructure? Safety? Sustainability? Efficiency?  Please elaborate in your answer. 

RC: In general, digital transformation responds to all these needs, the relative importance between them depending on the particular application and possibly changing, in time and with geography, as a function of technological, economic, socio-political and regulatory parameters. For example, in the case of healthcare systems, the automation process has traditionally been driven by an efficiency agenda, in response to the explosion in the costs of procedures, drugs, etc. With the emergence of the COVID-19 crisis, the emphasis shifted to also incorporating safety aspects and the need to shorten deadlines for obtaining effective and safe vaccines and medicines. In the already mentioned case of dams at mining sites, digitization has traditionally resulted from motivations of efficiency in the extraction processes and in the logistics chain, but in recent years greater emphasis has been placed in the adoption of processes for monitoring and preventing serious accidents resulting from progressive accumulation of waste and associated landslide risks.

DIGITAL TRANSFORMATION OF CURRENT INFRASTRUCTURE (Iot, sensors, AI, 5G integration into roads, bridges, dams, bridges, ports) — How can technologies make traditional infrastructure more sustainable?

RC: New digital technologies can contribute to the sustainability of traditional infrastructures throughout their entire life cycle, from their projects, constructions, through the operation and maintenance processes and reaching their moments of retirement and recycling or renewal for extension of their period of use. In all these phases, sustainability can be improved through cleaner processes and solutions, new materials and energy from renewable sources and obtained with less harm to the environment. New technologies also promote greater sustainability through their appropriation of educational and communication tools and solutions, to promote more sustainable usage habits by their end users.

DATA AND INFRASTRUCTURE — What role does the movement of data play in advancing infrastructure? What types of data are being utilized — how and where? What are the challenges when it comes to data and infrastructure?  We realize this may apply to many different area of infrastructure — feel free to address specific use cases in your answer.

RC: The processing and exchange of data plays a fundamental role in the development, implementation and operation of infrastructure and its role has progressively gained even greater importance recently. With the progress of software engineering and the incorporation of large data structures from sensors that continuously collect information, it became possible to improve the operation and performance of large distributed systems in real time, but also to use algorithms to promote analysis and profile identifications to optimize their performance and use, based on experience gained progressively over time. In dynamic and complex macrosystems, such as those that make up what is conventionally called “smart cities”, the perception is growing that data-centric approaches represent the best strategy to ensure not only good implementation results, but also better conditions for continuous adaptation to requirements that will inevitably vary over time.

ANY OTHER INSIGHTS REGARDING TECHNOLOGY AND INFRASTRUCTURE — WHERE IT IS HEADED?

 RC: Just a few words about an aspect that was not explicitly addressed in the questions but is of fundamental importance: the issue of security and privacy in infrastructure development, operation, and use. Digital solutions applied in this field are potentially vulnerable to attacks, with consequences that can range from unpleasant to disastrous, threatening assets and even human health and life. The challenge is huge, because such systems have become potential targets for criminal organizations, whose technical sophistication has been increasing, and even military and intelligence organizations, in the context of the so-called cyber warfare. On the other hand, as we have seen, many of these solutions involve the collection, transmission, and continuous processing of information of different types, including personal ones, which, once obtained by malicious individuals or organizations, can cause great harm and suffering to those affected. There are great efforts and investments being applied in technologies, processes, and regulations to reduce or circumvent these threats, but the current situation is still very worrying.

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ANATEL ADIA A ENTRADA DA STARLINK, DE ELON MUSK, NO BRASIL

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A operadora de satélites de baixa órbita de Elon Musk aguarda aprovação da agência para iniciar a venda imediata de serviços no país. Bilionário já até se encontrou com Fabio Faria.

Fonte: Telesíntese

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Anatel marca reunião extraordinária para resolver pedido da Starlink, de Elon Musk

O conselheiro da Anatel Vicente Aquino pautou, em caráter extraordinário, o processo de autorização de satélite estrangeiro para a constelação de órbita baixa (LEO) Starlink, do magnata Elon Musk, controlador da Starlink, SpaceX e Tesla, entre outras empresas. A reunião do conselho diretor acontece na próxima segunda, dia 20. A empresa pede autorização para operar a sua rede de satélites de órbita baixa no País. Na mesma convocação, Aquino colocou ainda em pauta outro processo semelhante de constelações de órbita baixa, referente ao pedido da constelação Swarm.

Segundo apurou TELETIME, o conselho da Anatel foi pego de surpresa pelo pedido de Vicente Aquino, já que esse tipo de processo geralmente demanda urgência e o caso estava até a última quarta feira ainda em fase de diligências, com a área técnica concluindo a análise dos documentos complementares encaminhados pela Starlink. Além dos pedidos da Starlink e da Swarm para constelações de órbita baixa, a Anatel analisa mais cinco processos de autorização de exploração de satélite estrangeiro para constelações não geoestacionária: Oneweb (ligada à Eutelsat e Bharti), Lightspeed (controlada pela Telesat), O3b mPower (SES), Kepler e Kuiper (essa última da Amazon). Os processos estão em diferentes estágios, mas alguns já distribuídos para o conselho diretor.

Parceria

Em novembro, o ministro Fábio Faria esteve com Elon Musk nos EUA, e na ocasião divulgou uma parceria para o uso da tecnologia da Starlink para monitoramento da Amazônia e banda larga na região. A Starlink, que não é uma empresa especializada em observação por satélite, tem o foco no mercado de banda larga residencial via satélite. Que é o mesmo mercado explorado pela Viasat, parceira da Telebras, e de outras empresas do setor de satélites no Brasil, como a Hughes. Segundo apurou este noticiário na ocasião, as tratativas com Elon Musk ainda eram preliminares.

Entre as empresas de satélites e observadores do mercado ouvidos por TELETIME, contudo, corria que a informação que um dos tópicos que teriam sido motivadores da reunião entre Musk e o ministro seria justamente o pedido de autorização para a operação da constelação no Brasil, e a adequação desse tipo de serviço, com múltiplos satélites, à regulamentação brasileira.

Normalmente, a Anatel não coloca nenhuma dificuldade para a liberação de satélites estrangeiros no Brasil, mas no caso  especificamente dos satélites de órbita baixa existe uma preocupação adicional, enfrentada por reguladores de todo o mundo, sobre problemas de coordenação com outras empresas de satélite pelo uso das frequências, lixo espacial, riscos de colisão, poluição visual (problema crítico para astrônomos) e algumas regras específicas de licenciamento de antenas e estações terrestres.

Nos EUA, empresas que já estão em operação têm manifestado crescente preocupação com a agressividade das investidas regulatórias de Elon Musk, que já se manifestou em várias ocasiões como crítico do excesso de regulação setorial tanto para o lançamento de foguetes quanto para a operação de satélites. Trata-se de um setor complexo porque envolve coordenação de espectro, posições orbitais e detritos espaciais entre diferentes prestadores e diferentes países, o que faz com que os reguladores sejam muito mais cautelosos em suas decisões.

 

Atenção às constelações nGEO

Destaque-se que os desafios relacionados às constelações de órbita não geoestacionárias estão em um relatório produzido pela área técnica da agência e tornado público em outubro deste ano.  Ali, a Anatel aponta: “A entrada das novas constelações de satélites nGEO no Brasil estimulará a competição no mercado brasileiro, permitindo que os usuários tenham diversas opções de operadoras de serviço para acesso à internet banda larga por satélite. A competição poderá reduzir os preços permitindo que uma parte maior da população tenha acesso a esse tipo de serviço”, diz o texto.

Mas os técnicos também fazem um alerta sobre a complexidade desse novo ambiente: “cabe destacar que a Anatel também se preocupa com questões técnicas, como a possibilidade de colisões entre satélites e a sustentabilidade no uso dos recursos orbitais, tendo em vista o grande número de satélites previstos para integrarem as novas constelações. Neste sentido, cumpre observar que a Anatel apoia o desenvolvimento de tecnologias que possam ser utilizadas para promover a sustentabilidade no uso do espaço, como a utilização de veículos para extensão de vida útil de satélites geoestacionários”.

 

Fonte: Teletime

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

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Seminário destaca principais contribuições dos 30 anos da Lei de Informática

Durante a programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta quarta-feira (8), em Brasília, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações promoveu um seminário sobre resultados, oportunidades e perspectivas da Lei de Informática. Em três painéis com a participação de empresas de tecnologia, institutos de pesquisa e instituições do setor foram expostos os principais resultados alcançados pela política, as oportunidades abertas por novas tecnologias como Internet das Coisas, Indústria 4.0 e 5G; e os desafios do setor de TICs no pós-pandemia.

Na abertura do seminário, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, lembrou que a revisão da Lei, em 2019, para adequação a exigências da Organização Mundial do Comércio, contou com grande participação do Congresso Nacional e representantes das empresas. O ministro também defendeu a continuidade da lei e proteção de outros instrumentos.

“Precisamos proteger outras leis como a Lei do Bem, que está sendo melhorada; o Rota 2030, o PADIS de semicondutores. Eu vejo até a necessidade de leis semelhantes para outros setores, como a biotecnologia, um incentivo para biotecnologia. Nós temos recursos naturais magníficos e o país pode ser um país protagonista em biotecnologia. Empresas são essenciais para produzir emprego no país, nota fiscal. Uma coisa muito boa que a gente pode fazer é não atrapalhar as empresas. Contem sempre com o MCTI”.

O secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, entregou algumas homenagens a representantes de universidades, empresas, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), e parlamentares para demonstrar os atores importantes para o instrumento legal até aqui.

“Essa lei tem 30 anos de muita contribuição para a pesquisa e desenvolvimento no país, que foi fundamental no momento de pandemia na produção de respiradores pulmonares. As empresas da Lei de Informática contribuem não só para o setor de TICs, elas têm um compromisso com o país. Nós temos aqui empresas que geram postos de trabalho de qualidade e produtos e serviços de valor agregado”.

Participaram do seminário a Positivo Tecnologia, Ericsson Telecomunicações, Venturus Centro de Inovação Tecnológica; Flextronics Instituto de Tecnologia; Universidade Federal de Campina Grande; WEB Controles; Samsung; Dell computadores; Instituto Eldorado; Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec); Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel); Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R); ASSESPRO; ABINEE; ABISEMI; 0BRASSCOM: P&D Brasil e SBMicro.

Lei de Informática

A Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, mais conhecida como Lei de Informática, concede incentivos para que as empresas destinem recursos a pesquisa e novas tecnologias. A lei foi essencial para cultivar no país a cultura de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e Inovação (PD&I), permitindo ao Brasil sediar um dos maiores parques industriais de TICs no mundo, além de criar centros de pesquisa nacionais reconhecidos em todo o planeta.

Ao longo dessas três décadas, a Lei de Informática passou por diversas atualizações para atender demandas do mercado, aprimorar a gestão da política e alcançar o desenvolvimento tecnológico do setor. Em 2019, para atender a acordos internacionais e modernizar o instrumento, foi aprovada a Lei 13.969/19, a nova Lei de TICs, que instituiu um novo modelo de incentivos.

A SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento coordenado pelo MCTI com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno da ciência, tecnologia e inovações por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia a dia de todos e no desenvolvimento do país.

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a ideia da SNCT neste ano é mostrar como a CT&I estão presentes nas mais diferentes áreas da nossa rotina. Sediada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a SNCT acontece até 10 de dezembro.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações