,

American Tower anuncia parceria com a PUC-Rio com foco no agronegócio

Ideia é desenvolver soluções para agricultura de precisão e aumento da produtividade no campo.

A empresa de infraestrutura American Tower anunciou uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com o objetivo de implementar projetos de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), aplicados principalmente no agronegócio.

Seguindo o exemplo do projeto “Campo Conectado”, desenvolvido pela PUC-Rio e outros parceiros, o objetivo é ampliar o uso de soluções IoT no ambiente rural, de forma que promova o aumento sustentável da produtividade.

A ideia é utilizar dispositivos inteligentes, como micro estações climáticas e sensores de solo, que coletam dados das variáveis de clima e solo e as envia diretamente pela internet para auxiliar o agricultor na tomada de decisões ou na automação do sistema de irrigação.

Um projeto-piloto já está sendo desenvolvido pela instituição de ensino na Fazenda Macuco, localizada na cidade de Santiago do Norte, em Paranatinga, no estado de Mato Grosso.

Lá, estão sendo testadas tecnologias para agricultura de precisão e irrigação com taxas variáveis.

A parceria com a American Tower surgiu a partir da dificuldade da PUC-Rio em conectar objetos em um local tão remoto.

Dentro do acordo, a empresa de infraestrutura instalou na Fazenda Macuco uma antena autônoma (do tipo LoRaWAN), que é alimentada com energia solar e com transmissão da internet via satélite.

A tecnologia permite atingir um raio de cobertura de mais de 10 km com uma única estação.

“Ao propor essa cobertura estendida por meio da estação autônoma, além de trabalhar com energia limpa, provida por placas solares, a conectividade de backhaul, via satélite, permite que a solução seja implementada em áreas remotas, onde não existem outras formas de comunicação com a internet, como acesso à fibra ótica ou até mesmo comunicação por redes móveis”, explica Daniel Laper, diretor de novos negócios e IoT da American Tower.

“A parceria com a American Tower neste projeto de Internet das Coisas (IoT) é de grande importância, habilitando a cobertura necessária para possibilitar a comunicação de dados de sensores, atuadores e outros equipamentos. O uso da infraestrutura de rede LoRaWAN da American Tower permitirá introduzir soluções e aplicações de monitoramento de dispositivos sensores em finalidades diversas nesse piloto. Permitirá ainda observar a atuação em termos de configurações de dados e oportunidades de transmissão, de integração na rede, gerência de operação, de segurança de acesso lógico e acesso físico”, conclui Marlene Sabino Pontes, coordenadora do projeto Campo Conectado pela PUC-Rio.

Fonte: Minha Operadora

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *