,

Gesac bate marca de 14 mil pontos conectados

Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) da Telebras

Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) da Telebras

 

O programa Gesac, também chamado de WIFi Brasil, agora chegou à marca de 14 mil pontos instalados, segundo o presidente da Telebras, Jarbas Valente. O executivo anunciou a marca durante reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) nesta segunda-feira, 31. Comparativamente, no início deste mês, o Ministério das Comunicações falava em 13 mil pontos.

Desse total, 9.917 são pontos de escolas públicas, o que cobriria 2,640 milhões de estudantes, ao custo de R$ 2,62 por mês por aluno conectado. Além disso, há 716 unidades de saúde; 559 de segurança pública; 209 do pelotão de fronteiras; 286 comunidades quilombolas e indígenas; 215 telecentros comunitários; 179 locais de agricultura familiar e agronegócio; e 311 associações e cooperativas.

Ainda de acordo com Valente, o total de ativações neste ano, até esta segunda-feira, foi de 866 pontos. Nos anos anteriores, foram 11.028 pontos em 2019; e 1.935 em 2020.

Seja Gesac ou WiFi Brasil, o programa do governo utiliza a capacidade em banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC), da Telebras. De acordo com Jarbas Valente durante a audiência, a companhia está preparada para um ritmo de 2 mil ativações por mês, mas no ano passado houve um impacto forte da pandemia. No entanto, ele não mencionou se já há novos pontos por meio de parcerias público-privadas, como a do Banco do Brasil e Sebrae.

Fonte: Teletime

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *