,

Projeto da Anatel de redes comunitárias concorre a prêmio internacional

PROJETO ANATEL

Dos mil projetos apresentados, 360 foram indicados para a fase de votação online com prazo para votar até 31 de março

O projeto “Construindo o ambiente de incentivo às redes comunitárias” fruto do Memorando de Entendimento assinado em 2020 entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o governo do Reino Unido, foi selecionado para concorrer ao WSIS Prizes 2022 (Cúpula Mundial sobre os Prêmios da Sociedade da Informação 2022). Dos mil projetos apresentados, 360 foram indicados para a fase de votação online em andamento. O prazo para votar é até 31 de março, quando tem início a fase de seleção em que os campeões do Prêmio WSIS 2022 serão anunciados.Os vencedores serão selecionados entre os cinco primeiros projetos mais votados e anunciados durante a Cerimônia Especial de Prêmios WSIS 2022, que será realizada durante a última semana da WSIS Fórum 2022. Todos os projetos estão disponíveis no site da União Internacional  de Telecomunicações (UIT). O projeto de incentivo Redes Comunitárias da Anatel está na categoria 1 – O papel dos governos e de todos os stakeholders na promoção de TIC para o desenvolvimento.

Para votar, acesse o formulário de votação, preencha os campos com seus dados de e-mail e senha (caso já tenha um login). Caso seja o primeiro acesso, clique em “Registre-se como um novo usuário”, preencha todos os campos com seus dados e clique em “Registro”. As senhas devem ter pelo menos um caractere não letra ou dígito. As senhas devem ter pelo menos uma letra minúscula e pelo menos uma maiúscula. Realize a confirmação da conta por e-mail e realize o login no site do Wsis. Clique em: Prizes – Vote – Vote for this Project – Submitt.

 

Projeto de incentivo Redes Comunitárias. O projeto, lançado em outubro do ano passado em evento virtual, busca viabilizar a construção de um ambiente de incentivo às redes comunitárias no Brasil e o desenvolvimento de projetos e estudos concretos com vistas a contribuir positivamente para a promoção da inclusão digital e do processo de transformação no país. Os projetos iniciais desenvolvidos foram focados no incentivo às redes comunitárias, no apoio aos pequenos provedores e na realização de pesquisas voltadas à população de pequenos municípios para mapear a demanda e reunir insumos para contribuir para uma política pública mais assertiva, melhorando o desempenho da Agência.

A intenção é incentivar a universalização ao acesso digital, aumentar a inclusão digital de forma acessível e viabilizar a construção de um ambiente de incentivo às redes comunitárias no Brasil e aumentar a conectividade da Internet no país para populações vulneráveis.

Assim, buscou-se uma alternativa às opções tradicionais de investimento, com a possibilidade de construir redes de acesso em regiões com baixos retornos financeiros, principalmente em áreas rurais e isoladas com difícil acesso. As redes comunitárias abrem caminho para comunidades desconectadas construírem suas redes com seus próprios equipamentos ou contratarem redes e equipamentos de locais vizinhos ou mesmo de operadores de satélites em áreas mais remotas.

No lançamento do projeto, a Association for Progressive Communications (APC), responsável pela sua operacionalização, apresentou como resultado:

  • Um manual técnico sobre redes comunitárias
  • O sumário executivo com mapeamento das redes comunitárias já existentes e seus potenciais desafios
  • Dois vídeos em linguagem simples e acessível

Fonte: ANATEL

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *